Óleo Vale


 

MAIS UMA ETAPA CONCLUIDA EM 19/02/2010

Recebemos o caminhão Kia equipado com 2 tanques com capacidade de 1000 litros para coleta de óleo vegetal usado. Nesta logistica de coleta é empregado uma nova tecnologia para a captação do óleo, através de um conjunto de motobomba eletrica e um conjunto de motobomba à diesel. Desta forma com o uso de mangueira de sução a coleta nos pontos de entrega voluntária será mais agil e rápida, eliminando o potencial de derramamento de óleo no ambiente.

___________________________________________________________________________________________________________________________________

MAIS UMA ETAPA VENCIDA

 

Caminhão foi encaminhado para a EcoBioplant para a instalação dos equipamentos para automação da coleta do óleo vegetal usado.

_________________________________________________________________________________

23/12/2009

Adquirido o novo caminhão que será utilizado para a coleta do oleo vegetal usado em todas as cidades do Vale do Paraiba e Litoral Norte.Mais  uma etapa vencida

 Chegou no dia 23 de dezembro de 2009 o caminhão adquirido pelo projeto OLEOVALE  em parceria com o Instituto Camargo Correa.

O mesmo se encontra no estacionamento da Paróquia e em breve será enviado para instalação do sistema de automação de coleta de óleo. O mesmo também será adesivado para identificar o projeto OLEOVALE.

___________________________________________________________________________________________

No dia 13/12/2009 aconteceu na Paróquia São Vicente de Paulo com a participação dos cooperados, parceiros, voluntários e paroquianos o lançamento do projeto ÓLEOVALE.

Nesta data foi assinado entre a Cooperativa de Produtos Recicláveis do Jardim Sao Vicente e a Ecobioplant o contrato para a compra e instalação de usina recicladora de óleo vegetal usado que tem o patrocinio da parceira Instituto Camargo Correa – ICC.

O Projeto ÓLEOVALE tem a finalidade de gerar renda e trabalho para os cooperados, por meio de um extenso programa de coleta de óleo vegetal usado, que será beneficiado em usina recicladora para obter-se um óleo vegetal isento de impurezas, tornado assim matéria prima para a fabricação do biodiesel.

O projeto atuará em parceria com todas as cooperativas da extensa região do Vale do Paraiba que compreende 39 cidades e mais de 2.500.000 mil habitantes.

___________________________________________________________________________________________

 

LANÇAMENTO DO PROJETO

 

Convidamos a todos para participar do lançamento do projeto ÓLEO VALE.

Será realizado no dia 13/12/2009, às 19 horas, durante a missa na Paróquia São Vicente de Paulo com a participação do Instituto Camargo Correa , patrocinador do projeto juntamente com o Consórcio BCV que atua em obra na Refinaria da Petrobras de São José dos Campos.

Patrocinio

                        

Realização

                     

Apoio

            http://www.respiro.com.br/ 

                                                                                                                 

Flyer do lançamento da campanha

 Acesse ao video do fornecedor da tecnologia Ecobioplant 

__________________________________________________________________________________

ÓLEO VALE

Press Release

O Projeto ÓLEO VALE tem a finalidade de gerar renda e trabalho para os cooperados da Cooperativa de Reciclagem de Materiais São Vicente, por meio de um extenso programa de coleta de óleo vegetal usado em todas as 39 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Todo material coletado será beneficiado numa usina recicladora, tendo como produto final um óleo vegetal beneficiado, isento de contaminantes e água, que servirá como matéria-prima para fabricação de biodiesel.

Esse projeto, além de permitir a inserção social e geração de renda e trabalho, que é a criação de oportunidade para a cidadania, proverá, ainda, a destinação correta do óleo vegetal usado, o qual, muitas vezes, acaba chegando aos recursos naturais de água causando um grande prejuízo ao meio ambiente.

Com essa nobre destinação através de processamento químico, o óleo vegetal usado tornará BIODIESEL – combustível renovável a ser adicionado ao diesel para mover a frota brasileira de caminhões.

O projeto tem a visão de beneficiar a extensa região do Vale do Paraíba e Litoral Nort.e, atuando em parceira com as 14 cooperativas existentes na região, pagando preço justo ao que cada cooperativa coletar em sua base de atuação. Indiretamente, o projeto fomentará surgimento de outras cooperativas nas cidades da região cujas cooperativas ou associações ainda não estão consolidadas

Para garantir o sucesso do projeto, ele está estrategicamente dividido em duas etapas:  na primeira etapa, o galpão de armazenamento  com capacidade de 10.000 litros de óleo, que funcionará como um grande entreposto desta extensa área do estado de São Paulo, coletando e recebendo dos inúmeros PEV – Ponto de Entrega Voluntária, cooperativas da região e parcerias com grandes geradores. Na segunda etapa, a usina recicladora instalada processará, diariamente, o óleo vegetal usado e com o seu beneficiamento tornará matéria- prima com venda direta para a indústria.

 Na indústria, essa matéria-prima tornará, através de um inovador processo químico, o BIODIESEL, agregando substancial valor ao produto, economizando recursos naturais não renováveis (petróleo), evitando a poluição de nossas águas e permitindo uma justa distribuição de renda aos cooperados de toda região, beneficiando assim mais de 300 cooperados.

Anúncios

21 Respostas to “Óleo Vale”

  1. Andréa G. Aristoteles Says:

    Excelente! vamos trabalhar.

  2. Helen Says:

    Parabéns pela iniciativa e que tenham sucesso em mais um empreendimento.

  3. Solange Says:

    Parabéns!!! É um ótimo projeto.

  4. Débora Says:

    Ótimo!!! Parabéns pelo Projeto.

  5. Andréa G. Aristoteles Says:

    Amigos e Parceiros,

    chegou dia 23/12 o caminhão para a coleta do óleo. Mais uma etapa cumprida!
    Parabéns a todos!!!
    Feliz Ano Novo!

  6. Ana Lúcia Says:

    Adorei o projeto, mas fica a pergunta: Vcs recolherão o óleo do Litoral Norte também?

    • paulopeneluppi Says:

      Ana Lúcia,

      Nossa proposta é de que cada cooperativa existente recolha o óleo vegetal usado em sua cidade/região e a Cooperativa São Vicente fará a retirada na cooperativa.
      Nosso plano é assim:
      o gerador entrega o óleo num PEV – Ponto de Entrega Voluntária >>>
      a cooperativa/associação da cidade retira no PEV e encaminha para sua cooperativa >>>
      após completar um certo volume a Cooperativa São Vicente fará retirada e o pagamento à cooperativa que captou o óleo vegetal usado.

      Fico à disposição.

      • claudia Says:

        Ola, temos uma bar na região do vista verde, e gostariamos de descarta o oleo usado, vcs podem recolher no local.

      • Paulo Peneluppi Says:

        Claudio, agradecemos o seu contato. Fazemos a coleta do óleo. Por favor informe-nos o endereço. Muito obrigado pela doação e preocupação com o meio ambiente.
        Paulo Peneluppi

  7. Fabiano Bueno Says:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se vcs vão ter pontos de coleta em todos os bairros de São José dos Campos.
    Seria muito interessante terem esses pontos nas centenas de condomínios e prédios da cidade uma vez que estes geram uma enorme quantidade de óleo usado e que na maioria das vezes vai para o caminhão do lixo.
    Caso queiram entrar em contato meu email está ai.
    Atenciosamente.

    Fabiano Bueno.

  8. PIABA -QUELUZ Says:

    OLA SOU DE QUELUZ SAO PAULO…GOSTARIA MUITO DE OBTER MAIS INFORMAÇOES SOBER ESSE PROJETO PARA JUNTO COM A ONG DA QUAL SOU MEMBRO IMPLANTA-LO EM MINHA CIDADE….

  9. Rosinei Says:

    Sr. Paulo e Colegas,
    Parabéns pela iniciativa e projeto.
    Estamos a disposição em apoiá-los.
    Abraços,
    Rosinei

    • paulopeneluppi Says:

      Rosinei, obrigado pela suas palavras elogiosas. Obrigado pela oferta de ajuda e sempre que precisar procuraremos.
      Mandarei no seu e-mail sobre oportunidade de investimento na cooperativa que está sendo coordenado pelo Banco do Brasil.
      Abraços.
      Paulo

  10. AGRINCOO-BR Says:

    Somos uma cooperativa agro industrial e coletamos aproximadamente 10.000 mes e gostariamos de informações e destinos.

    • Paulo Peneluppi Says:

      Que excelente trabalho. Temos interesse numa parceria visto que a cooperativa de reciclagem Sao Vicente além da coleta do óleo também processa seu beneficiamento para posterior venda. Sendo assim há interesse na parceria e pedimos para contatar a Presidente da Cooperativa – Gislene – 12 3021-0705 ou e-mail coopsv@bol.com.br (Andréa).

  11. Felipe Says:

    Estão de parabéns!

    Assisti uma palestra sobre reciclagem ministrada pelo Sr. Peneluppi no Seminário de Engenharia da ETEP e um dos assuntos foi o reaproveitamento do óleo vegetal realizado pela Cooperativa Óleo Vale.

    Um belo empreendimento e também uma ação exemplar no campo de energia renovável, envolvendo boas práticas de reciclagem com cidadania.

    Um abraço a todos.
    Felipe – Formando em Engenharia de Produção – ETEP

    • Paulo Peneluppi Says:

      Felipe, obrigado pelas suas palavras de apoio e incentivo.

  12. Mário Ulhoa Santana Júnior Says:

    ESTOU QUERENDO ABRIR UMA COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE OLEO VEGETAL NO DISTRITO FEDERAL, E MEU PRIMEIRO PROBLEMA ESTA SENDO A ATIVIDADE PARA REGISTRO DA COOPERATIVA JUNTO AO ESTADO, MEU CONTADOR DISSE QUE TEM RAMO DE RECICLAGEM DE PAPEL E OUTROS MATERIAIS, MAS NÃO TEM DE OLEO VEGETAL. SE TIVEREM INFORMAÇÕES QUE POSSAM ME AJUDAR, ALEM DA ATIVIDADE, POR EXEMPLO, QUAL O VALOR PRATICADO PARA COMPRA E PARA VENDA

    • Paulo Peneluppi Says:

      Mario, agradecemos seu contato. Para montar a cooperativa tem informações no site e resposta dada para outra pessoa – veja comentários.
      A Cooperativa São Vicente atua na reciclagem dos materiais (papel, plastico, vidro e metal) e também uma unidade de estocagem e beneficiamento do óleo para a venda.
      Comente com seu contador pois não sou de área contábil. Fico a disposição. Paulo

  13. Stella Mara Says:

    Estou fazendo um trabalho sobre a criação de ideas socioculturais e socioambientais para o meu bairro e achei muito interessante essa ideia de voces, e gostaria de saber se voces podem me ajudar.
    A minha é a seguinte pergunta. O que voces fazem com o dinheiro arrecadado na cooperativa? Voces contribuem para o crescimento da cidade a certo ponto, ajudam as pessoa de baixa renda ou usam esse dinheio para o sustento das pessoas que tambem trabalham na cooperativa?
    Onde voces usam esse dinheiro?

    Espero resposta!

    Att.

    • Paulo Peneluppi Says:

      Stella, parabéns pelos seus trabalhos em prol das pessoas e meio ambiente. O cooperativismo é forma mais justa de pagamento pelo trabalho.
      Na nossa cooperativa os recursos gerados são distribuídos mensalmente para os cooperados – é a renda deles pelo trabalho executado. Todo mês apura-se o total vendido e desconta-se as despesas. O saldo é rateado pelos cooperados com base nas horas que cada um trabalhou no mês.
      Fico a disposição e sucesso para o seu trabalho.
      Paulo Peneluppi


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: